-
Arquitetos: Arquitectura nativa
- Área: 310 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Oscar Daniel Hernandez Rodriguez
-
Fabricantes: AutoDesk, Cemex, La casa del acero, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Martha é a residência de uma arqueóloga, por isso foi concebida com técnicas rudimentares e artesanais, empregadas com o objetivo de unificar tempo, forma e contexto através de sua composição e materialidade de origem ancestral.
Localizada entre os municípios de Ensenada e Rosarito, na região de La Misión, onde a paisagem urbana é adensada com tipologias arquitetônicas destinadas ao turismo. O lote tem dimensões de 15 x 40 metros, em um terreno de topografia acidentada.
O programa arquitetônico previa uma casa de repouso para o casal, Martha e Bill, assim como um espaço para as artes visuais. Foi planejado um desenvolvimento simples, que se integraria harmoniosamente com o terreno e demandaria o mínimo de intervenção. Um diálogo entre três volumes incrustados no terreno e orientados para o Oceano Pacífico a partir de um eixo claro.
O primeiro pavimento é dividido em duas áreas, a de hóspedes com dois dormitórios, e a área de estudo que pode funcionar como uma oficina de pintura e marcenaria ou como uma garagem. No segundo nível está o núcleo da casa: a sala de entretenimento, sala de jantar e cozinha formam o beiral de entrada com grandes janelas e pórticos feitos de tramas de pinheiro. Esta malha gera, por sua vez, uma proteção contra os ventos predominantes, bem como um componente de privacidade em direção ao interior, gerando um jogo de luzes e sombras. Na parte de trás da área social há uma escada que leva ao terceiro pavimento onde fica o quarto principal com vista para a paisagem circundante, neste espaço o interior e o exterior se misturam plenamente.
A Casa Martha foi criada e modelada com profunda sensibilidade e respeito por seu entorno. O principal elemento construtivo é a terra compactada, de modo que o terreno e sua topografia se consolidam como matéria-prima do projeto.